Monitoramento de Pacientes (monitor de dados vitais) é usado para registrar as funções vitais e os parâmetros vitais dos pacientes durante e após a anestesia, na unidade de terapia intensiva, mas também na área ambulatorial. Com a ajuda do monitor do paciente, até oito valores podem ser determinados simultaneamente e exibidos em um visor colorido.
Dependendo dos requisitos de monitoramento clínico ou ambulatorial, os dispositivos médicos podem ser usados para monitorar ECG (ECG), pressão arterial (NIBP), saturação parcial de oxigênio (SpO2), frequência respiratória (FA), temperatura corporal, frequência cardíaca (HR) e capnometria (etCO2) ao mesmo tempo . Para poder coletar esses parâmetros, vários sensores e dispositivos de medição são conectados ao monitor, dependendo do modelo, como o manguito de pressão arterial, o cabo de ECG ou o sensor de dedo SpO2.
Alguns dispositivos são particularmente adequados para uso móvel, graças à sua bateria potente, seu baixo peso e suas dimensões úteis.
Este monitor de paciente é compacto e, além de uma impressora térmica integrada, também contém uma grande memória, o que o torna particularmente adequado para uso em ambulâncias. Seu grande display pode ser operado intuitivamente via touchscreen e também pode ser conectado ao computador para transferência de dados de tendência via USB. O monitor do paciente está disponível com um cabo de ECG de 3 ou 5 canais e, opcionalmente, também com uma função WLAN.